terça-feira, 10 de abril de 2012

Cresce procura para alistamento e domicílio eleitoral

O prazo para alistamento ou transferência de domicílio eleitoral termina no dia 9 de maio, mas o movimento no Cartório Eleitoral de Santarém onde funcionam a 20ª, 83ª e 104ª zonas eleitorais cresceu nos últimos dias. O objetivo é cumprir a orientação da Justiça Eleitoral de deixar para a última hora e evitar filas.

Algumas medidas devem ser adotadas para agilizar os procedimentos. O chefe do cartório 20ª zona eleitoral, Márcio Mendonça informou que o atendimento será realizado das 8h às 15h até o dia 1 de maio, mas a partir do dia 2 de maio o processo será realizado das 8h às 18h inclusive nos finas de semana até 9 de maio.
A inscrição eleitoral e o voto nas eleições municipais deste ano são obrigatórios para os jovens com mais de 18 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos de idade e maiores de 70 anos.

Para obter o título eleitoral pela primeira vez, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: identidade (RG); comprovante de residência; e certificado de quitação do serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos).

A transferência do título é obrigatória para o eleitor que mudou de residência e município. No ato, o cidadão deve estar munido também do documento de identidade (RG); comprovante de residência; título eleitoral; e os comprovantes de que votou nas últimas eleições ou justificou. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos na confirmação do alistamento eleitoral por não apresentarem a nacionalidade e filiação.

O Cartório Eleitoral de Santarém fica localizado na avenida Mendonça Furtado.



Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário